segunda-feira, 19 de março de 2012

Cartunista é ameaçado de prisão enquanto protestava no Carnaval de Rio de Contas

Por Cláudio Marques

Rosto pintado com tinta preta e óculos escuros, gorro rasta e uma placa com frase: “Uma cidade sem lei”.
Motivos suficientes para o cartunista Valdenberg Trindade ter sido ameaçado de prisão por um secretário da Prefeitura de Rio de Contas, interior da Bahia, no momento em que protestava, no dia 20 de fevereiro, durante a tradicional lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora Santana, contra o abuso do som alto dos carros no município.
“Após me posicionar frente ao cortejo, um secretário da prefeitura tentou me empurrar. Como eu resisti, ele me fez ameaças, dizendo que chamaria a polícia. Então eu o desafiei a chamar os policiais. Daí ele saiu e eu continuei o meu protesto”, denuncia o cartunista.
Conflito - Não é a primeira vez que o cartunista questiona a gestão da Prefeitura de Rio de Contas. No final do mês de janeiro deste ano, ele escreveu um artigo para um blog da cidade denunciando a destruição da cultura e história de Rio de Contas.
Entre os pontos polêmicos do texto, o cartunista denuncia o tratamento dispensado aos músicos locais: “Os músicos da terra, mal pagos e desestimulados, são relegados à irônica condição de ‘alternativos', e a tradição dos frevos e marchinhas agora dá lugar a palcos megalomaníacos, que multiplicam os custos da festa e que lembram o “pão e circo” da Roma Antiga”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário