Por Carina Garcia e Cícera Santana
Crianças
desenvolvendo habilidades de criar objetos |
A escola tem importância fundamental no
desenvolvimento psíquico-social da criança. Dentre os benefícios que ela
oferece, pode-se destacar:
- O relacionamento com outras crianças e a formação dos laços amigáveis;
- O
desenvolvimento da habilidade verbal, ou seja, a criança começa a nomear
objetos;
- A aquisição de habilidade para desenhar objetos
que fazem parte do seu mundo;
- O desejo de entender os fenômenos do mundo, ou
os “porquês”.
- O desenvolvimento percepções de seus limites e
capacidades;
- O desenvolvimento a habilidade de conhecer
passo a passo seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites,
valorizando bons hábitos de alimentação;
- A sociabilidade entre crianças e adultos;
- O aprendizado gradativo para articular seus
interesses e pontos de vista, respeitando a diversidade e desenvolvendo
atitudes de ajuda e colaboração;
- O desenvolvimento de trabalhos, expressando
emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Exploração do ambiente com atitude de
curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente
transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua
conservação;
- A utilização de diferentes linguagens
(corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções
e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido,
expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos além de avançar no
seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua
capacidade expressiva;
Para a educadora Conceição Barros, “os pais
deveriam se preocupar principalmente com os primeiros cinco anos de vida da
criança, investindo em uma boa instituição de ensino, com profissionais
qualificados, pois é nesta fase que o cérebro é desenvolvido”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário