quarta-feira, 21 de março de 2012

Conquistenses comemoram o Dia Municipal da Cultura


Por Larissa Caldeira e Raisa Casemiro

No último dia 14, o público amante das artes celebrou a data em uma edição especial do projeto Fechando o Beco. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e acontece tradicionalmente na Travessa Zulmiro Nunes. Papalo Monteiro e Gutemberg Viera levaram aos presentes música e poesia. O evento também contou com a exposição de artes plásticas “Jóias do Sertão Bahiano”, composta por quadros e ilustrações de artistas conquistenses. 

A data instituída pela Câmara de Vereadores a partir de 2006 é uma referência à data de nascimento do maior ícone cultural de Vitória da Conquista, o cineasta Glauber Rocha, que foi homenageado na programação do Fechando o Beco. 

Com o intuito de promover a cultura conquistense, o evento vem se destacando durante as suas edições. Ao menos no meio artístico, é nesse dia que se estabelece um momento de interatividade artístico-cultural. Embora pouco divulgado à população, a institucionalização de um dia em celebração à cultura local demonstra certa preocupação em valorizar o que é produzido dentro da cidade.

Para o músico Gutemberg Vieira, a celebração da data é importante, mas não é suficiente para alcançar a população. “A iniciativa de comemorar o Dia Municipal da Cultura é um grande passo. Cabe agora ter um projeto anual que seja mais abrangente, para que esse dia seja aproveitado pela sociedade de uma maneira mais ampla”, defende o músico.

Apesar do Dia Municipal da Cultura ser instituído por lei, as datas comemorativas e feriados regionais acabam sendo o foco das atividades culturais na cidade. Eventos de grande porte como o Natal da Cidade e o São João ganham mais atenção e investimento da Prefeitura. “Fora as datas comemorativas, podemos ter momentos como este, que podem ser brilhantes e constantes”, acredita Gutemberg Vieira.

Gutemberg Viera no Dia Municipal da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário