segunda-feira, 26 de março de 2012

Estudantes de Comunicação da Uesb reclamam de precariedade dos laboratórios

Por Cláudio Marques


Os estudantes de Comunicação Social da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) afirmam que o laboratório de rádio é o mais precário.
Segundo eles, só há um estúdio no laboratório, que é o de locução, e esse espaço comporta no máximo cinco pessoas. A inexistência de um estúdio destinado a entrevistas dificulta, por exemplo, a presença de grupos ou bandas no ambiente.

Os alunos também reclamam que os poucos equipamentos que têm estão defasados. Os três microfones existentes são antigos e de péssima qualidade. Não há fones de ouvido, e as duas caixas de som dentro do estúdio não proporcionam um bom retorno para os locutores.

No caso do laboratório de impresso, os estudantes reclamam que a impressora nem sempre está com tinta, e os mp3’s, usados para gravação de entrevistas, em sua grande maioria, apresentam problemas de funcionamento.

Segundo um estudante que não quis se identificar, os computadores e as cadeiras disponíveis não atendem a demanda de todos os alunos matriculados, por exemplo, na disciplina Jornalismo Impresso.

“Quando todos os alunos estão na sala do laboratório, alguns têm de ficar em pé, esperando que alguém saia para se sentar”, reclama.

O laboratório de impresso é destinado, principalmente, para os alunos da disciplina Jornalismo Impresso do curso de Comunicação Social da Uesb. Cada turma que passa pela disciplina produz em média dois jornais, com cerca de mil exemplares cada.

No entanto, os alunos reclamam que a publicação do material produzido por eles sempre atrasa, pois a impressão dos jornais é feita por uma gráfica privada, fora do campus da Uesb, que tem pouca disponibilidade de tempo.

Dos três laboratórios existentes do curso de Comunicação Social, o de telejornalismo, segundo os estudantes, é o menos precário.

As queixas são referentes ao número atual de equipamentos de filmagem, que não atende a demanda dos alunos, e ao funcionamento de apenas uma ilha de edição de som e imagem.


                                                                                                                      Ilha de edição do laboratório de telejornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário