domingo, 25 de março de 2012

Segurança no Parque de Diversões





Por: Ariela Bonfim e Loide Carvalho

É só o mês de março chegar e já é possível ver a distância, as luzes dos brinquedos instalados no parque de Exposições Teopompo de Almeida em Vitória da Conquista. As filas são imensas e basta a criança ter altura suficiente, para já querer se aventurar nos brinquedos maiores.

Recentemente, com a morte de uma adolescente ocasionada pela falha na proteção de um brinquedo, a discussão a respeito da segurança dos brinquedos nos parques voltou à tona. Para garantir que a brincadeira seja só alegria, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Adibra (Associação das Empresas de Parques de Diversões do país) criaram normas que visam a segurança desses locais. 

Em agosto de 2011, o governo estadual, para garantir que haja segurança nos parques, criou uma lei que determina as seguintes regras:

Os brinquedos devem possuir placa informando :
  • Última e próxima inspeção
  • Idade apropriada
  • Riscos para Hipertensos e cardíacos
Além disso, o parque deve apresentar um laudo técnico para cada brinquedo (expedido a cada seis meses) informando que ele pode ser utilizado com total segurança.

As normas estão presentes para garantir a máxima segurança e cabe aos pais ficarem atentos aos filhos respeitando a altura permitida nos brinquedos e verificando se os cintos e travas estão devidamente travados antes da diversão.


Clique no vídeo e confira nossa reportagem!

Um comentário:

  1. Excelente matéria. Tema super relevante de ser discutido, tendo em vista que mesmo nos grandes parques por vezes a questão da segurança é tão negligenciada. Os pais devem sempre estar atentos, principalmente quando se trata de parques itinerantes como esses que sempre vem para a ExposConquista.

    ResponderExcluir