quarta-feira, 21 de março de 2012

Sonhos a um Real

Por MÜLLER NUNES e RAMON FERRAZ

Bauru, banana real, empadas de queijo e mais uma variedade de 40 salgados.
A cantina de Seu Luís é referência quando o assunto é “matar a fome” na Universidade Estadual do sudoeste da Bahia.

O que alunos, funcionários e professores não sabem é que Luiz Rodrigues Santos, de 47 anos, é praticamente um dos fundadores da UESB. Há 27 anos trabalhando no setor de almoxarifado, ele resolveu investir na produção e na venda de salgados há 8 anos. O “bico” começou pela necessidade de pagar a escola dos dois filhos pequenos.

“Era difícil no início, eu comecei vendendo sonhos e depois fui aumentando com uma bananinha real e outros salgados”, diz Luiz.

A falta de concorrência e o preço alto da alimentação na Universidade formavam o cenário ideal para popularizar os sonhos que Seu Luiz vendia.

O carro chefe do empreendedor era o preço. Todos os salgados custavam um real e vinham acompanhados por um copo de refresco.

Durante muito tempo isso foi motivo de discórdia entre ele e os proprietários da única cantina que existia na UESB.

Em 2011 foram abertos alguns quiosques de lanches na universidade, Seu Luiz ganhou uma das licitações e deixou de trabalhar informalmente, com sua barraquinha improvisada.

Hoje o lanche já não custa apenas um real e nem só sonhos compõem o cardápio de Seu Luiz. Mas foram aqueles pãezinhos, recheados de goiabada e açúcar que proporcionaram hoje o emprego de cinco pessoas que trabalham com ele e também deu opção de lanches para a toda universidade.

Ah! Um dos dois filhos que o motivaram, realiza agora o seu sonho. Está se formando e na UESB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário